Nutricionista_Débora_Wagner_-_Fotos_-2.j

SOBRE A CHEF

Foi aos 7 anos que Débora Wagner teve o primeiro contato com culinária, quando acompanhava de perto o preparo de molho de tomate, ravióli e nhoque, por sua avó Wanda Tavolaro, integrante de uma família italiana que desembarcou no Brasil, precisamente em São Paulo, em 1891. De lá para cá, Débora não parou mais, e a sua relação tão cedo com comida acabou definindo o seu futuro profissional. 

Aos 13 anos já tinha autonomia e, em Maceió, onde morou na adolescência, já preparava jantares privados, produzia e vendia pães caseiros, caponata, tortas, bolos para os aniversários da escola onde estudava. E tinha o cheesecake como especialidade. Seguiu se aprimorando, aprendendo as preparações clássicas da gastronomia, digamos, tradicional - e bastante engordativas.

Precoce como sua iniciação na cozinha, já aos 16 anos mudou-se para o Recife, pois em sua cidade natal não havia formação acadêmica em Gastronomia e, como na Capital pernambucana, não havia muitas opções na área, optou por seguir Nutrição, área que chegava muito perto de alimentação e que lhe deu a base para uma nova percepção de comida.

Foi quando descobriu as incontáveis possibilidades de agregar sabor ao cuidado com a saúde, técnicas culinárias a preservação nutrientes.

E o que seria sua segunda opção de vida, acabou sendo a sua base para uma nova percepção de culinária: agregar sabor ao cuidado com a saúde, técnicas e preservação de nutrientes. Percepção que segue aprimorando e explorando. 

Débora Wagner é Nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Natural Chef, Consultora de Gastronomia Funcional

Pós-graduada em Gastronomia e Cozinha Autoral. Ainda ministra cursos e treinamentos de Culinária Funcional.

Vanessa Lins

Quinto Pecado Produções Gastronômicas